Bulling é uma agressão praticada por uma pessoa ou um grupo de pessoas cujo objetivo é agredir outra pessoa de forma física ou psicológica que não apresenta a capacidade de se defender.
Essa prática do bulling é muito comum nas escolas, e está presente entre crianças e adolescentes de toda classe social.
O bulling inclui xingamentos, apelidos de má fé, agressão física e tudo isso pode trazer sérios problemas emocionais e psicológicos para a vítima.
As vítimas sempre são pessoas que se sentem inferiores, desiguais e que dificilmente pedem ajuda. A pessoa vitima do bulling apresenta medo ou falta de vontade em ir para a escola, o rendimento escolar também é afetado, podendo apresentar depressão. Tudo isso se deve ao fato de estarem sendo ofendidos, humilhados, excluídos e até mesmo agredidos.
Em relação aos agressores, estes querem serem os centros das atenções, essa atitude pode estar relacionada com influências por parte dos adultos. Para evitar o bulling é necessário introduzir o tema e conscientizar escolas a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão entre alunos deve ser considerada bulling, porém exageros e perseguições a uma determinada pessoa já deve ser considerado bulling.
Uma vez identificado o bulling, tanto o agressor quanto a vítima necessitam de orientações.O bulling divide-se em dois grupos: agressão social e o bulling direto.
O bulling direto é mais comum entre homens, e a agressão social é mais comum entre mulheres e crianças e sua característica é forçar o agredido para o isolamento social. Características do bulling: espalhar comentários maldosos, intimidar pessoas que se socializem com a vítima, criticar a maneira de vestir da vítima ou a religião, entre outros.
Muitas pessoas sofrem bulying, as maiorias dos bullying ocorridos são nas escolas, geralmente por que uma criança ou adolescente intimida o outro, as vezes começam com brincadeiras de mal gosto e acabam se transformando em forma de agressão física ou verbal. Geralmente as pessoas que sofrem bullying poderão crescer com pensamentos negativos, baixa autoestima, e terão sérios problemas de relacionamento.
Algumas pessoas esculacham, falam mal e coloca apelidos em outras pessoas, no inicio começa como uma brincadeira, mais isso depois vai piorando cada vez mais e é isso que gera o bullying, que acaba terminando com uma humilhação para a pessoa, embora o termo bullying seja uma palavra nova, é utilizada para descrever atos de agressão física ou psicológica, intencionais ou repetidos que ocorre com algum individuo incapaz de se defender.
Vários casos de bullying acontecem na escola, para falar a verdade a maioria dele, mais não é por isso que nos outros lugares não aconteça, as vezes pode acontecer no trabalho na rua ou até mesmo na própria casa, esse é o problema de varias pessoas, por diversos motivos. Tem alguns casos em que a pessoa se sente tão humilhada e fica pensando só naquilo que acaba se suicidando.
Se soubermos lidar com esse tipo de agressão, todos podemos evitar, temos que saber agir com esse tipo de coisa, nas escola temos que incentivar os alunos a não praticarem bullying contra os outros, DIGA NÃO AO BULYING.