COLÉGIO ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA:Soberano na arte de Educar COLÉGIO ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA:Soberano na arte de Educar
  • INICIO
  • DIREÇÃO
  • CONSELHO ESCOLAR
  • SECRETARIA
  • PROFESSORES
  • ENS. MODULAR
  • BIBLIOTECA
  • INFORMÁTICA
  • CONTATO
  • Eventos

    Acesse o Site da 3ª Olímpíada

             A competição tem por objetivo estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história brasileira e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores da Unicamp. Cada equipe deve ser composta por três estudantes, sob a orientação de um professor de história. 
     Sobre               
             A ONHB é composta por cinco fases online e uma presencial. A primeira etapa da competição começou no último dia15 de agosto e a fase presencial ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, na sede da Unicamp. Os vencedores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e receberão certificados de participação. A melhor escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano. As equipes acessam o site http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/



             A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo
           A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes

    CALENDÁRIO
    Inscrições                30/05 a 09/08
    Fase 1                           15/08
    Fase 2                           22/08
    Fase 3                           29/08
    Fase 4                           05/09
    Fase 5                          12/09
    Fase 6                      15 e 16/10



    SEDUC -PRÉ-MATRÍCULA 2011

    
            
    Este ano, a Rede Estadual de Ensino disponibiliza 290 mil novas vagas, oriundas da oferta de novos níveis de ensino e cursos da educação profissional, além da abertura de novos espaços pedagógicos e da renovação de vagas com a saída de alunos concluintes. A pré-matrícula para novos estudantes, sem deficiência, será de 13 de janeiro a 20 de fevereiro. Neste mesmo período, será realizada a pré-matricula de estudantes, com e sem deficiência, para Escolas de Educação Tecnológica.
    Quem perder o prazo da realização da Pré-matrícula, poderá efetivar sua matrícula, de 2 a 16 de março, diretamente nas escolas que ainda possuírem vagas abertas. A rematrícula para os estudantes que já são da Rede Estadual e o processo de transferência de alunos serão realizados de 25 de fevereiro a 13 de março.

    A pré matricula poderá ser efetuada por meio do portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br) ou pelo número 0800 2800078, cujo atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, de 8 às 20h. A Seduc disponibilizará à comunidade o acesso à internet nos espaços dos laboratórios de informática nas escolas estaduais, nos infocentros, e nos centros comunitários, além de associações de moradores, oferendo uma alternativa aos usuários que durante, o processo da pré-matrícula, procuram os chamados cyber's, os quais chegam a cobrar preços altos pelo uso da internet.
              A ONHB é composta por cinco fases online e uma presencial. A primeira etapa da competição começou no último dia15 de agosto e a fase presencial ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, na sede da Unicamp. Os vencedores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e receberão certificados de participação. A melhor escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano. As equipes acessam o site http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/.





    Projeto da Feira de Ciências de Física

    I - OBJETIVOS:
    GERAL:
    · Estimular os alunos para os estudos, o gosto, a compreensão e os benefícios que os conhecimentos da física podem proporcionar no desenvolvimento integral do indivíduo.
    ESPECÍFICO:
    Divulgar os conhecimentos trabalhados na disciplinas de física
     
    PROGRAMAÇÃO
    DATA: 23/12/2010
    HORÁRIO
    Manhã: 07:30 ás 12:00 - Tarde: 13:30 às 15:00
    Noite: 19:30 às 21:00
    Prof. Responsável: Ronan
    ·
    · M3MV01
    *Tema: Motor elétrico
    Coordenadora: Bruna, Alessandra
    *Tema: Indução eletromagnética
    Coordenadores: Sâmela
    *Tema: Interação entre pólos do imã
    Coordenadores: Karina

    · M3MV02
    *Tema: Associação de resistores
    Coordenadores: Ingrid Correia, Ana Carla, Jaqueline
    ·  
    M3MV03
    *Tema: Para Raios
    Coordenador: Nathiele
    *Tema: Eletrólise e pilhas
    Coordenador: Wandeley
    *Tema: Eletrização por atrito
    Coordenadora: Madson
    *Tema: Condutor de Energia
    Coordenadora: Flaviane

    · M3MV04
    *Tema: Bobina e experiência Oersted
    Coordenadora: Carla Oliveira
    *Tema: Campainha
    Coordenador: Claúdio
    *Tema: Eletroimã
    Coordenador: Jaci Franco
    *Tema:  Transformador
    Coordenador: Milena
    · 
     M3MV05
    *Tema: Máquina fotográfica
    Coordenadora: Daniele
    *Tema: Espelho plano e esférico
    Coordenadora: Victor
    *Tema: Disco de Newton
    Coordenador: Samila

     M3MV06
    *Tema:  Dispersão da luz
    Coordenadores: Hortência

    Prof. Responsável: João Roberto
     · M3TV01
    *Tema: Motor Elétrico
    Coordenador:Adailton de Jesus

    · M2MR06
    *Tema: Propagação do Calor por Condução
    Coordenadora: Roseane Vieira
    *Tema:Dilatação e Contração do Volume
    Coordenador: Alex Oliveira
    *Tema: Refração da Luz
    Coordenador: Pedro Dilene