CONSELHO DE CLASSE NO COLÉGIO ÁLVARO ADOLFO
Na segunda quinzena de outubro e primeira de novembro,
acontece no Colégio Álvado Adolfo o Conselho de Classe com a
participação de alunos, professores, corpo técnico educacional e
direção deste educandário. As reuniões acontecem praticamente
todos os dias nos seus respectivos turnos e turmas sem a
necessidade de paralisação das atividades escolares. Segundo o
regimento do do colégio os participantes são proporcional entre
alunos e professores das turmas, sendo uma classe por vez.
Conselho
de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos
especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem
acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os
resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da
organização curricular e outros aspectos referentes a esse
processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos
de vista.
OBJETIVOS:
O
Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores,
alunos, técnicos, orientadores e direção escolar com o objetivo de
refletir sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Seu
objetivo, também é favorecer uma avaliação mais completa do
estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço
de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e
possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico,
favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à
aprendizagem de cada turma e/ou aluno.
No Conselho de Classe, mais do que
decidir se os alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar
os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da própria
instituição de ensino na figura de seus professores e organização
escolar.
Nele deve haver uma discussão
coletiva onde serão apontadas dificuldades de alunos, professores e
instituição de ensino, a fim de buscar melhorias para o processo
ensino-aprendizagem. Ele é um espaço democrático de construção
de alternativas para o desenvolvimento da instituição de ensino e
das estratégias para o atendimento aos que nela estudam.
O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os alunos estejam sendo constantemente observados pelos professores e demais especialistas que compõem os profissionais da instituição de ensino. Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até o final do semestre ou ano, cada aluno deve estar sendo percebido pelos professores que trabalham com ele. Ao observar, diagnosticar e registrar, saberes estão sendo extraídos sobre cada aluno de forma a enquadrá-lo dentro de uma determinada categoria de desenvolvimento que define alvos a serem alcançados por todos.
A equipe pedagógica deve ter em
mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no
processo de aprendizagem dos alunos. Esses alvos devem abranger
atitudes de participação, respeito e responsabilidade; construção
de conhecimento e apreensão de conteúdos e conceitos; e formação
do caráter.
Nesta prática avaliativa, cada
aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de
comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
O Conselho de Classe, para cumprir
sua função, exige dos professores um olhar cotidiano detalhado
sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam contar,
explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e
obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e
a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão
adequada para cada um deles.
A equipe pedagógica deve ter em
mente que o processo de avaliar possui, basicamente, três passos:
• Conhecer o nível de desempenho
inicial do aluno (constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno
comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual,
considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e
desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da
aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem
atingir os resultados esperados.
Fundamental é ter consciência de
que só se pode avaliar o que foi ensinado e que a evolução do
aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que
importa.
Desta forma, é necessário que
enquanto os alunos têm seu desenvolvimento avaliado, os professores
também reflitam sobre a necessidade de reformular as práticas
educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões que
serão realizadas durante o Conselho de Classe.
O que esperar DO Conselho de Classe
Chegar a um consenso da equipe em
relação:
• às avaliações de
desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de
comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias
para melhorar o processo ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos,
individualmente.
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