COLÉGIO ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA:Soberano na arte de Educar COLÉGIO ÁLVARO ADOLFO DA SILVEIRA:Soberano na arte de Educar
  • INICIO
  • DIREÇÃO
  • CONSELHO ESCOLAR
  • SECRETARIA
  • PROFESSORES
  • ENS. MODULAR
  • BIBLIOTECA
  • INFORMÁTICA
  • CONTATO
  • domingo, 4 de novembro de 2012

    NOTÍCIAS SOBRE O ENEM 2012



    O gabarito oficial do ENEM 2012 será divulgado até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Portanto, a partir do dia 07 de novembro os participantes terão acesso ao documento oficial na página do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no sitehttp://www.inep.gov.br/
    Lembrando que existem cadernos de provas diferentes, cada um com sua devida cor. Logo, é importante que os estudantes confiram as cores dos seus dois cadernos de provas, um do primeiro e outro do segundo dia, e corrijam as respostas nos gabaritos correspondentes. Por mais que sejam as mesmas questões em todas as provas, as ordens mudam de acordo com as cores.
                    O tema da redação do Enem 2012 é: "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". O exame de hoje, 4/11, aborda questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias e a Redação, em cinco horas e meia de prova.
                  O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz este ano mudanças na metodologia de correção da prova de redação. Também a partir deste ano, os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.
    Como ocorria nas edições anteriores, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.
                Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.

                Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.
               Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas.
    No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
    O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    OLÁ, BEM VINDOS! PODEM COMENTAR...